Cidades

Interligadas

Paciente é impedida de realizar mamografia no Hospital Municipal por causa do tamanho da máquina

Uma paciente de 51 anos, moradora do Jardim São João, denunciou ao PRIMEIRAFEIRA uma situação pela qual está passando desde dezembro de 2023 e que considera irresponsabilidade do Poder Público. A mulher, que preferiu não se identificar, contou à reportagem que foi ao Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat dias antes do Natal para um exame de mamografia, mas não conseguiu porque a máquina seria pequena e não comportaria todos os tamanhos de seios, impossibilitando atendimento a mulheres que tenham seios maiores, como é o caso dela.
A mulher retornou ao Hospital na última semana de dezembro, mas também não conseguiu a mamografia. Ela foi informada por funcionários do Hospital que uma nova máquina chegaria, mas esses funcionários não souberam informar um prazo, dizendo apenas que a paciente deveria aguardar.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura informou ao PRIMEIRAFEIRA que no dia 21 de novembro de 2023 houve um problema no funcionamento do mamógrafo e que na ocasião um técnico da empresa responsável foi acionado e identificou uma divergência em uma das peças, a que trata de parte do equipamento responsável por permitir a realização do exame em mamas grandes e que, como estava na garantia de fabricação, o Hospital precisou aguardar o recebimento dos acessórios necessários para reparação, o que foi finalizado nesta segunda-feira (8), por volta das 17h. A Secretaria informou também que os exames reprimidos serão reagendados e remarcados a partir do dia 20 de janeiro (sábado).
A paciente disse que precisa realizar o exame, já que a mamografia é indispensável para mulheres acima de 40 anos e que ela deve ser feita ao menos uma vez ao ano. Ela entrou em contato com o Hospital Municipal novamente nesta segunda-feira (8), mas os funcionários não souberam informar ainda um prazo para que a nova máquina chegue, contrariando a informação da Secretaria.
A leitora e internauta do PRIMEIRAFEIRA disse que se sente indignada com a situação e que se preocupa com o seu caso e o de outras mulheres que precisam do exame com urgência ou que estejam com algum nódulo, por exemplo. Ela disse que a saúde das mulheres precisa de mais atenção.

COMPARTILHE