A paciente Aurea de Freitas, de 57 anos, que é atendida pelo Centro de Saúde II, no Centro, entrou em contato com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA para relatar a demora em realizar exames médicos de rotina e que a mesma precisa para diagnosticar uma alergia nas mãos. Aurea passou em consulta médica no dia 26 de março e desde então está aguardando a realização dos exames.
Enquanto os procedimentos não são feitos, a paciente segue sofrendo com a alergia e contou que o problema vem dificultando inclusive o seu trabalho, já que trabalha como diarista. Aurea contou que o médico disse que precisa dos exames de rotina, que incluem exames de sangue, urina e fezes, para conseguir diagnosticar do que se trata a alergia e tratá-la.
Os exames e retorno médico da paciente haviam sido agendados para junho, mas ela foi informada de que foi preciso cancelar e até o momento não foi informada sobre uma nova data. “A saúde em Salto está um caos”, declarou a paciente inconformada com a demora.
A Secretaria Municipal de Saúde foi questionada sobre o caso e informou que a paciente será reagendada para o mês de julho e que, o retorno havia sido agendado de início para o dia 6 de junho, mas por questões de ordem técnicas, não foi possível agendar os exames. Além disso, a Secretaria também informou que os exames são agendados conforme a data de retorno e que, para o caso dessa paciente, teve uma situação pontual.
Além disso, os pacientes que tiverem alguma intercorrência entre o período da solicitação e data de retorno devem procurar a unidade básica de saúde de sua referência para acolhimento com a equipe técnica para nova avaliação. “Ressalta-se, ainda, que a Saúde possui o serviço de Acolhimento pelo (11) 97185-9850, que pode auxiliar nas demandas da população”, informou em nota.