Pais de alunos da creche Caic, extensão do Cemus XV, procuraram o PRIMEIRAFEIRA para reclamar da dispensa dos filhos na quarta-feira (5) devido ao atraso na manutenção da caixa d’água do local. De acordo com eles, a Secretaria de Educação da Prefeitura informou na segunda-feira (3) que haveria a manutenção na terça (4) e que os pais deveriam ficar com as crianças nesse dia, mas na quarta eles foram impedidos de deixar os filhos na creche porque não havia água, já que a manutenção ainda não havia terminado.
A direção da creche informou aos pais que havia solicitado que a manutenção fosse feita entre os dias 10 e 14, quando a unidade estará em recesso e isto não prejudicaria as aulas, mas que essa possibilidade foi negada. O serviço foi realizado e agendado a pedido da Escola Estadual, que divide o prédio com a creche, e a manutenção da caixa d’água atrasou interferindo também nas aulas da creche Caic. A secretaria também disse que pediu caminhão-pipa para a unidade assim que verificou a falta de água na manhã de quarta, mas foi informada que ele só poderia ser enviado às 12h. Por isso, houve a dispensa dos alunos também na quarta.
A Secretaria de Educação frisou em nota que as aulas ocorreram normalmente na terça. A pasta informou que na quarta-feira, quando os funcionários perceberam que estava sem água na unidade e comunicaram a secretaria, foi pedido um caminhão-pipa ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e por volta das 12h a situação já tinha sido reestabelecida. Além disso, a secretaria informou que, no início das aulas de quarta, os pais foram informados sobre a falta de água e puderam optar por deixar ou não as crianças na escola.
Porém, a situação relatada pelos pais e um comunicado enviado a eles pela escola, ao qual a reportagem do PRIMEIRAFEIRA teve acesso, contradiz as informações da secretaria. Os pais disseram que a escola não recebeu nenhuma criança na quarta-feira e, além disso, após o ocorrido, a equipe da unidade enviou um comunicado aos pais pedindo compreensão por não terem recebido nenhuma criança na creche e terem pedido para todos os pais voltarem com as crianças para casa.
Para os pais, ficou a indignação pelo ocorrido. Eles avaliaram como falta de consideração e respeito com os pais. “Não pensaram nos pais em questão ao trabalho de cada um de nós e ainda disseram que, se deixássemos as crianças, iriam nos ligar para buscarmos, pois a escola não tinha condições de receber nossos filhos”, ressaltou uma das mães.