Cidades

Interligadas

Palestras discutem tratamento de doenças com dores crônicas por meio da neuromodulação não invasiva

O ator e palestrante Raphael Montagner será mestre de cerimônia em um evento gratuito e aberto ao público batizado de 2º ciclo de palestras sobre neuromodulação não invasiva e políticas públicas, que ocorrerá no dia 29 de junho, às 9h30, na Câmara Municipal de Sorocaba. O encontro tem como objetivo discutir o papel da neuromodulação não invasiva no contexto das políticas públicas de saúde e do bem-estar da população brasileira.

A neuromodulação é um tratamento revolucionário, e com resultados comprovados e descritos em revistas científicas internacionais como Journal of Motor Behavior e Journal of Clinical Neuroscience, para tratar doenças como dores crônicas, autismo, sequelas de AVC, doenças de Alzheimer e Parkinson. Mas o custo do tratamento privado para a neuromodulação hoje ainda é muito alto e pouco acessível para a maior parte da população.

O evento vai contar palestras das especialistas sobre o tema: Dra Carolina Souza, neurocientista PhD em Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do grupo de estudos dos distúrbios do movimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Dra Kátia Monte Silva, professora associada do Departamento de Fisioterapia, professora das pós-graduações em Fisioterapia e em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento da UFPE; e Dra Luanda Collange, professora e fisioterapeuta especialista em fisioterapia neurofuncional na criança e no adolescente.

Segundo a idealizadora do projeto, a Dra Carolina Souza, o evento será uma oportunidade de trazer visibilidade a um tema ainda pouco discutido na esfera pública: “Será uma oportunidade para compartilhar perspectivas, discutir desafios e explorar oportunidades para promover políticas que garantam o acesso equitativo à neuromodulação não invasiva para todos e de forma gratuita”, afirma a neurocientista.

Além do evento, já foi aprovado e está em discussão o Projeto de Lei 5376/2023, de autoria da deputada federal Maria Rosas (Republicanos), que prevê a implementação da Neuromodulação no SUS. No momento, o projeto está para ser aprovado na Câmara, Senado e assim pelo Presidente da República.  Para votar a favor da PL, basta acessar o link.

::Serviço::

Data: 29/06/24

Horário: 9h30 a 12h30

Local: Câmara Municipal de Sorocaba

Endereço: Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2945 – Além da Ponte, Sorocaba, SP.

Instagram da Dra Carolina: www.instagram.com/dracarolsouza

Intagram da clínica: www.www.instagram.com/neuromodulacao_

Site da clínica: www.reabilitarclinica.com

COMPARTILHE