Com suas obras concluídas, mas ainda sem data para inauguração, o planetário de Salto pode ser privatizado ou operado em concessão. O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) deve protocolar um ofício à Prefeitura de Salto sugerindo a medida para que o objeto educacional e turístico entre em funcionamento.
A proposta deve ser apresentada à Prefeitura de Salto e, se houver interesse pelo Poder Público, um projeto pode ser enviado à Câmara de Salto.
Segundo representantes do Comtur, essa medida se faz necessária já que a Prefeitura não teria recursos e profissionais para iniciar as operações. Entre os profissionais, o Planetário precisa de astrônomo e guias capacitados em astronomia.
Conforme publicado pelo PRIMEIRAFEIRA, em março deste ano, antes de iniciar o funcionamento, a Prefeitura precisaria realizar obras na rodovia para acesso dos veículos ao estacionamento do planetário. Além do alto investimento, a necessidade de autorização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) seriamnecessárias e poderiamatrasar o funcionamento do planetário.