A Polícia Civil de Sorocaba, por meio do Setor de Proteção Animal, realizou duas ações importantes nesta segunda-feira (8). Uma mulher e seu filho foram presos após 39 serpentes, 7 tartarugas-tigre-d ‘água e outros animais serem encontrados mantidos de forma irregular em sua residência.
A ocorrência foi no Jardim Guarujá e contou com apoio da Polícia Militar Ambiental e da Seção de Bem-Estar Animal de Sorocaba. Ao todo, foram encontradas 39 serpentes da espécie corn snake, 7 tartarugas-tigre-d ’água, 2 papagaios, 1 sabiá e 40 roedores utilizados para alimentar as cobras, todos distribuídos em caixas e terrários e mantidos de forma irregular.
A mãe e o filho, responsáveis pelo local, foram presos em flagrantes e foi aplicada uma multa ambiental no valor de R$ 15 mil.
Em outra ocorrência, ainda na segunda-feira (8), uma mulher foi presa em flagrante pelo crime de maus-tratos contra um cachorro da raça Poodle, macho, com aproximadamente 15 anos de idade. O cão vivia em uma residência no Jardim Betânia e estava em estado de extremo sofrimento e negligência.
O cachorro foi encaminhado ao Hospital Público Veterinário para atendimento emergencial, onde exames revelaram um quadro irreversível e de intenso sofrimento. Os veterinários acionaram a Polícia Civil.
A equipe médica veterinária concluiu que a eutanásia era a única medida possível diante da gravidade da situação. A suspeita foi presa em flagrante, e como medida cautelar, foi solicitada a proibição de que ela possua novos animais durante o processamento do inquérito policial.
Além disso, a Delegacia Seccional de Sorocaba requisitou que a Seção de Proteção e Bem-Estar Animal do município fiscalize outros animais na residência da indiciada, fornecendo orientação e assistência para evitar novos casos de maus-tratos.