A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura realizou a remoção de uma parte das ocupações irregulares próximas ao Ribeirão Buru, no bairro João Jabour, na sexta-feira (15). Ao todo seis famílias já foram retiradas do local, mas, segundo a Secretaria de Ação Social e Cidadania da Prefeitura, 14 famílias residiam naquela área, portanto oito famílias ainda permanecem no local.
Uma dessas famílias deve ser retirada em breve, pois também aceitou o Benefício Eventual de Vulnerabilidade Social oferecido pela Secretaria. Através desse benefício, as famílias retiradas dessa área recebem um determinado valor para que consigam reorganizar a sua vida.
A Secretaria de Ação Social ressaltou a importância de realizar essa desocupação, pois, além da questão ambiental, essas famílias estão sendo realocadas para um local seguro e adequado, principalmente em épocas de chuva, onde a área corre risco de ser alagada. No local, está sendo realizado plantio de árvores para recuperar a área ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia, que participou com sua equipe do trabalho de remoção na sexta-feira, comemorou, dizendo que essa ação ajuda a resolver um problema ambiental de mais de 20 anos e disse que fica feliz porque esse problema está sendo resolvido com responsabilidade social.