Cidades

Interligadas

Prefeitura dá mais duas semanas para adaptação e decide cobrar Zona Azul só em março

Sistema deveria passar a ter tarifa no dia 14 de fevereiro, mas gestores avaliaram que era necessário mais tempo para conhecimento dos usuários

A Prefeitura de Salto resolveu estender por mais duas semanas o período de adaptação para uso do estacionamento rotativo, a conhecida Zona Azul, no Centro. Assim, a cobrança, que teria início na quarta-feira (14), passará a valer só a partir do dia 1º de março. A decisão foi tomada em reunião realizada na própria quarta-feira (14).
Até lá, o Departamento de Trânsito deve reforçar as orientações sobre as regras e adesão ao sistema pela população.
Procurado pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA, o Executivo informou que o período inicial de adaptação gerou melhorias e benefícios. Ele citou como exemplo a adoção do geoposicionamento para delimitar as vagas e não mais por números, como anteriormente.
Ainda segundo a Prefeitura, a administração desistiu de multar os motoristas que não acionaram o aplicativo Conect Digital do dia 11 de dezembro para cá. A indicação inicial de punir esses motoristas era para forçar a adaptação ao sistema, já que, embora não houvesse cobrança, os motoristas deveriam acionar o aplicativo, visava fazer com que mais pessoas aprendessem a usar o serviço.
A Zona Azul voltou a ser utilizada pela Prefeitura em novembro de 2023, após 31 meses de suspensão por conta de problemas com a antiga empresa responsável. Mas a volta foi gradual. Primeiro implantou-se as vagas, depois se cadastrou beneficiários da isenção como os idosos e Portadores de Deficiências e, por último, foram feitos os cadastramentos dos usuários no aplicativo. Agora, o funcionamento completo vai acontecer em 1º de março. Quando a cobrança for iniciada, os valores serão de R$ 1,50 para o período de uma hora e de R$ 3,00 para o período de duas horas.
Hoje o funcionamento é das 10h às 16h, de segunda à sexta, e das 10h às 13h, aos sábados, com 1.049 vagas em 12 ruas e uma avenida: ruas Prudente de Moraes, Nove de Julho, Monsenhor Couto, Dr. Barros Júnior, Rui Barbosa, Sete de Setembro, 23 de Maio, Rio Branco, Itapirú, Benjamin Constant, Rodrigues Alves, Quintino Bocaiuva e Avenida Dom Pedro II.
Para evitar as penalidades, os motoristas deverão fazer a ativação da vaga utilizada pelo aplicativo durante o horário estabelecido. Idosos e pessoas com deficiência devem se cadastrar no Atende Fácil para conseguir a liberação de uso gratuito de qualquer vaga além das vagas especiais a que têm direito. Eles não precisam acionar o aplicativo. Além desse grupo, gestantes também terão acesso gratuito e não precisarão acionar o aplicativo.
Para quem ainda não tem o aplicativo, haverá 15 pontos de vendas na região central, onde os motoristas poderão ativar o sistema.

COMPARTILHE