A empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Salto, a CPFL, recebeu três autuações da Prefeitura, que solicita ainda à concessionária a revisão de irregularidade em fiações em postes. As notificações publicadas no Diário Oficial de sábado (6) identificaram irregularidades em dois postos da Rua Tiradentes e um na Rua Sete de Setembro.
De acordo com a fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a retirada de fios inutilizados nos postes bem como a retirada de feixes de fios depositados nos postes deve ser feita em até 30 dias, como forma de reduzir os riscos de acidentes e atenuar a poluição visual. Caso a regularização não ocorra, a CPFL pode ser multada em até 100 Ufesps (que em 2024 tem valor de R$ 35,36 cada) por poste e 150 Ufesps para cada concessionária irregular instalada no poste.
Procurada pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA, a CPFL disse que se submete às normas e resoluções setoriais que regem os termos do compartilhamento dos postes com as operadoras de telecomunicações. Além disso, a concessionária afirmou que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicações, incluindo cabos, é exclusiva da empresa ocupante, que deve mantê-los organizados e dentro dos padrões.
A CPFL Piratininga acrescentou que está em tratativas com a Prefeitura de Salto com o intuito de ampliar o número de notificações às empresas que dividem a ocupação dos postes e intensificar as ações para a remoção de riscos. “Em 2023, a CPFL Piratininga emitiu 356 notificações, cerca de 40,7% a mais que em 2022, a empresas de telecomunicações que possuem contrato de compartilhamento de estrutura na cidade de Salto”, justificou a empresa.
Conforme divulgado pelo PRIMEIRAFEIRA, em edições anteriores, em 2023 a Prefeitura de Salto aplicou ao menos 28 multas à CPFL devido a irregularidades em postes com fiação irregular, pendurada/amarrada e/ou oferecendo risco a pedestres.
Também em 2023, a Prefeitura de Salto divulgou que firmou na última semana do ano uma parceria com a CPFL para que sejam feitas ações em conjunto de limpeza dos postes, cuja fiação irregular é de serviços de telefonia/dados, através de um cronograma sugerido pela concessionária. Na ocasião, a CPFL não havia confirmado a parceria e afirmou que as tratativas estariam em estágio inicial.