Desde quarta-feira (7), todos os processos físicos relacionados à Prefeitura de Salto estão sendo feitos de forma digital. O serviço é oferecido pela 1Doc, empresa especializada em digitalização do setor público e privado, num acordo divulgado em coletiva de imprensa na segunda-feira (5).
Segundo o prefeito Laerte Sonsin Jr. (PL), o investimento da Prefeitura é de aproximadamente R$ 700 mil num contrato de 12 meses, mas que deve gerar uma economia aos cofres públicos de R$ 500 mil ao ano com redução de impressões e uso de papel. O novo sistema diminuirá a circulação de processos físicos, gerando redução de custos e maior eficiência na rotina interna.
“Aqueles processinhos de capa azul ou capa amarela não existirão mais. Qualquer procedimento, desde um pedido de poda de árvore até um processo licitatório será cem por cento digital. Isso irá provocar uma revolução na Administração Pública”, afirmou Laerte Sonsin. Além da economia, o novo sistema vai proporcionar mais segurança aos arquivos do Poder Público. “Eram vários arquivos que foram inundados ou que foram destruídos por incêndios e que agora estarão todos na nuvem”.
O serviço também proporcionará maior eficiência na rotina interna, que passa ocorrer via plataforma digital, agilizando fluxos de trabalho, rastreabilidade e controle de prazos. O sistema facilitará a avaliação de memorandos, circulares, alvarás, documentos de licitação, entre outros.
De acordo com o analista de implantação da empresa, Matheus Lourenzoni Dias, o sistema, além de simplificar os procedimentos, vai oferecer maior segurança, tanto ao contribuinte quanto à Prefeitura. “O objetivo é sair do vai e vem do documento e transformar em uma coisa mais simples, onde o cidadão é atendido de forma simples e rápida. Dentro do sistema conseguimos rastrear esse sistema e saber exatamente onde ele está”, afirmou.
Paralelamente, a Prefeitura de Salto deverá disponibilizar em breve um aplicativo chamado “Click Salto”, que será compatível com o sistema da 1Doc, e irá disponibilizar solicitações, como podas de árvores, segundas vias de boletos de IPTU, abertura de empresas, alvarás de construção e muito mais.