Desde o dia 1° de outubro o transporte público está sendo gratuito aos domingos e feriados, mas para ter essa gratuidade, é preciso ter o cartão do transporte público. A Prefeitura informou que o cartão é necessário para ter o controle do subsídio que será pago. O subsídio é uma ajuda financeira que a administração fará de até R$ 12 milhões ao ano para a empresa de ônibus. “A única forma de se fazer o controle de forma adequada, conforme as leis, é por meio do uso do cartão”, afirmou em nota.
O cartão de transporte pode ser solicitado no Terminal Rodoviário de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, a emissão da primeira via do cartão é gratuita e a cobrança só ocorre em casos de segundas vias, onde é cobrado R$ 20 pela reemissão.
O jornal PRIMEIRAFEIRA questionou a Prefeitura sobre turistas que venham visitar a cidade aos domingos ou feriados e se eles teriam gratuidade para utilizarem o transporte público, entretanto, a Prefeitura explicou que não há previsão de uso gratuito nesse caso, pois, segundo o Poder Público, o turista vem para a cidade com toda a estrutura própria de passeio, como vans ou ônibus.
Em relação ao subsídio que será pago à empresa Sou Salto, responsável pelo transporte público na cidade, o primeiro pagamento ainda não foi realizado. A Prefeitura não respondeu quando será feito, mas justificou que o pagamento ainda não foi realizado, pois depende de procedimentos burocráticos.