Quem foi até a Biblioteca Municipal no sábado (30) se deparou com um comunicado fixado na porta de entrada de que a instituição estaria fechada aos sábados por tempo indeterminado.
A informação pegou de surpresa vários usuários que foram ao local e deram com a porta fechada. Uma criança chegou a chorar quando não pôde entrar. É que a mãe dela só poderia ir ao local no sábado, já que trabalha em horário integral nos outros dias.
Outras pessoas lamentaram também o fechado e principalmente a falta de informação antecipada para a decisão. “É um bem público que serve à comunidade. Não poderia ser fechado no sábado”, disse Aristides Almeida, que costuma frequentar a biblioteca aos sábados por trabalhar durante a semana e não ter tempo.
Além do uso para leitura, o espaço é utilizado como uma forma de diversão para quem não tem condições financeiras de adquirir livro, revistas ou jornais, já que ali tem acesso a todos esses itens.
Segundo a Prefeitura, a Biblioteca está passando por reforma estrutural e pintura. A administração também justificou o fechamento por ser o dia da semana com menor procura de visitantes. “Prezando pela segurança, aos sábados pela manhã, dia de menor visitação pública, são feitos os trabalhos que têm riscos para os consulentes, como, por exemplo, a reforma do telhado”.
Apesar de não ter sido apresentada uma data para o fim da medida que fecha o recinto aos sábados, há eventos previstos para o local no dia 28 de outubro (sábado), além dos dias 15 e 29 (domingos).
Afora isso, a Academia Saltense de Letras tem a Biblioteca Municipal como sede e faz reuniões mensais no local todo primeiro sábado de cada mês.