Cidades

Interligadas

Prefeitura inaugura segunda unidade do Centro de Atendimento Especializado

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Salto inaugurou a segunda unidade do Centro de Educação Municipal de Atendimento Educacional Especializado na sexta-feira (4).
O local conta com quatro salas de atendimento, sala de reunião, pátio para atividades, espaço para oficinas, salas para coordenação/secretaria, área gramada para atividades externas, copa para funcionários e quatro sanitários, sendo com acessibilidade.
O imóvel, que foi adquirido pela Prefeitura e passou por adequações para receber o Centro Especializado, está localizado à Rua José de Arruda Sontag, 214, Jardim Sontag.
O Centro Especializado oferece atendimento interdisciplinar de apoio à escolarização de estudantes com necessidades educativas especiais e conta com profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia Educacional, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia Clínica, Fonoaudiologia e Serviço Social. Com a inauguração dessa nova unidade, o Centro Especializado, que até então só atendia alunos das escolas municipais, continuará atendendo os alunos que já passam pelo centro mesmo quando estes forem para escolas estaduais.
Em resposta ao jornal PRIMEIRAFEIRA, a Prefeitura de Salto informou que essa nova unidade atenderá 155 alunos, sendo 32 em intervenção Psicopedagógica, 105 no curso de Libras e 18 alunos em acompanhamento para Altas Habilidades. Já na primeira unidade do Centro, 128 alunos são atendidos, divididos entre as Oficinas Educacionais (86), Classes Executivas (12), aplicação de testes psicológicos (10) e atendimentos clínicos de Psicologia para alunos com deficiências (20).
Participaram da inauguração o prefeito Laerte Sonsin Jr (PL); o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Edemilson Santos (Podemos); a secretária de Educação, Anna Noronha; e os vereadores Fábio Jorge (PSD) e Henrique Balseiros (PL).
Nesse ano, o Centro Especializado criou o projeto de Oficinas Educacionais, que ofertou atividades de musicalização, educativas funcionais, atividades recreativas adaptadas e ensino de libras para ouvintes.
Na cerimônia de inauguração os alunos das Oficinas Educativas interpretaram o Hino Nacional em libras; uma Orquestra de Papel, utilizando como recurso musical a folha de sulfite e o movimento das mãos; além da música “Fico assim sem você”, cantada pelos alunos para expressar a oralidade, comunicação e os sentimentos através das vozes, pandeiro e os movimentos.

COMPARTILHE