Cidades

Interligadas

Prefeitura pretende criar hortas comunitárias e banco de alimentos para ajudar no combate à fome

A Prefeitura de Salto pretende criar cooperativas de produtores familiares locais e um banco de alimentos para destinação correta dos alimentos, evitando assim desperdícios. Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação planeja criar hortas comunitárias e uma cozinha industrial para cursos de capacitação na área da culinária.
Todas essas decisões foram anunciadas na sexta-feira (29) durante a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salto, que discutiu diversos temas a serem trabalhados e políticas públicas a serem realizadas para ajudar no combate à fome e à garantia de uma alimentação saudável.
O principal assunto abordado no evento foi a agricultura familiar e o fortalecimento e acesso à alimentação saudável para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Em resposta ao jornal PRIMEIRAFEIRA, a Prefeitura informou que a conferência teve como função e desafio garantir a toda população alimentos básicos de qualidade e em quantidades satisfatórias. “Dentre os desafios atuais que se colocam para o enfrentamento e a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, estão as desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero; o acesso e a disponibilidade aos alimentos saudáveis em ambientes não obesogênicos (ambientes promotores ou facilitadores de escolhas alimentares não saudáveis e de comportamentos sedentários); e o consumo de alimentos de qualidade nutricional adequada”, finalizou.
O evento, realizado em parceria pelas secretarias de Ação Social e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação, reuniu 106 participantes, entre o prefeito Laerte Sonsin Júnior (PL), o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Edemilson Santos (Podemos), o vereador Henrique Balseiros (PL), Monika Manfrini Nogueira representando o governo de Estado, a secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini; o secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia; Rita de Cassia Coimbra representando o Senac; e o secretário de Turismo, Wanderley Rigolin.

COMPARTILHE