A Prefeitura de Salto fechou uma parceria com a Associação de Artesãos para que os profissionais do setor possam comercializar artesanatos e itens gastronômicos no Monumento à Padroeira.
Desde o dia 22 de julho, os artesãos já vêm utilizando o espaço nos finais de semana e feriados, em sistema de revezamento, oferecendo seus produtos em barracas instaladas na base do monumento. A parceria foi viabilizada a partir de conversas entre a Secretaria de Turismo e representantes da associação.
Atualmente, a Associação atende com comércio na região do Complexo da Cachoeira, através do credenciamento feito a partir do Decreto 223/2014, que permite também o comércio em outros locais da cidade, conforme solicitação da Prefeitura.
Mas essa não será a única mudança no monumento. Após a desocupação do espaço que abrigava a lanchonete, a Secretaria de Turismo está desenvolvendo um projeto de reforma do local. Algumas paredes serão demolidas e um novo piso será colocado. O espaço da lanchonete ficará à disposição dos artesãos, além do refeitório destinado aos funcionários públicos.
Dessa forma, será construído um novo espaço para abrigar concessionário ou permissionário de lanchonete, com possibilidades de preparo de alimentos, como a empada frita. “Tão logo o projeto e os custos estimados ficarem prontos, o edital será publicado”, informou a secretaria. Ainda não há uma data para que todas as mudanças sejam consolidadas.
O monumento à Santa recebeu mais de 42 mil visitantes entre 2021 e 2022 e a expectativa da Secretaria de Turismo é que a atração seja uma propulsora para atrair mais turistas.
“O turismo religioso representa uma crescente ‘fatia’ no mercado turístico, e a Prefeitura olha para isso com muita atenção, pretendendo criar algo que por si só tenha uma divulgação espontânea. Há projeto para isso, no entanto ainda é prematuro para sua divulgação”, alegou a pasta.