Uma tradição que a cada quatro anos toma conta das ruas e une moradores em todo o país. Pintar e decorar as ruas com as cores da bandeira do Brasil para torcer pela seleção brasileira na Copa do Mundo na cidade de Salto, porém, não será permitido.
Segundo o vereador Chell Oliveira (PT), a Prefeitura de Salto não estaria autorizando os pedidos de moradores para decorar as ruas. Na sessão de Câmara do dia 26, o vereador afirmou que o Executivo alegou que as pinturas atrapalhariam o trânsito. “As pessoas estão pedindo para pintar a rua e estava sendo indeferido. Não deferir uma pintura na rua por atrapalhar o trânsito, com ruas com um monte de buraco…”, manifestou o parlamentar.
O Código de Trânsito Brasileiro, no Art. 90, a responsabilidade de pintar o asfalto, faixas ou calçadas é exclusivamente do órgão de trânsito. O cidadão não pode criar sinalização própria.Em muitas cidades brasileiras, prefeituras abrem exceções e permitem a pintura de ruas para a Copa do Mundo.
No Rio de Janeiro, um decreto municipal lançou o concurso que vai premiar a rua mais decorada com um prêmio de R$ 50 mil. Cidades como Campo Grande (MT) e Vila Velha (ES) definiram regras para a pintura de ruas. Em outras, como Uberaba (MG), a pintura das ruas pode render multa de até R$ 47 mil.
Após a publicação da reportagem, a Prefeitura de Salto enviou uma nota informando que não há qualquer indeferimento relacionado a este pedido direcionado ao Departamento de Trânsito e Transporte.