A Secretaria Municipal de Cultura realizou no domingo (21), na Sala Palma de Ouro, a premiação do 3° Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte, releitura em 90 segundos. O 1º colocado foi o paulistano Vinícius de Araújo Damasceno, com “Desolado”; o 2º colocado foi o saltense Igor Ferreira Domingos, com “Deus é Mãe”; e a 3ª colocação ficou com outro saltense, Matheus Almeida, com “Vereda de fogo”.
O festival contou com a participação de 16 concorrentes do Brasil e um dos Estados Unidos e teve como objetivo valorizar e motivar o debate público em torno da obra “Vereda da Salvação”, de Anselmo Duarte. O evento contou com a exibição do filme do cineasta saltense, lançamento do livro Histórias dos Cinemas e exibição dos curtas selecionados, além da cerimônia de premiação. A neta do cineasta Anselmo Duarte, Daphne Duarte, também participou da cerimônia.
O júri foi presidido por Donny Correia, crítico de arte, poeta, professor-pesquisador, mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Outros quatro membros do júri foram: Kléber Maziero, professor, músico e cineasta; Franthiesco Ballerini, professor, escritor e cineasta; Joyce Pais, jornalista e escritora; e Tico Barreto cineasta e preparador de elenco.