Cidades

Interligadas

Presidente da Câmara de Itu fica inelegível por leitura de documento falso

O presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Ricardo Giordani (PSB), foi declarado inelegível pelos próximos oito anos, conforme decisão da Justiça Eleitoral. Ele foi denunciado pela leitura de um documento falso durante a campanha, no plenário da Câmara ituana.

Giordani teria lido um texto de um ex-vereador de Itu, como uma forma de prejudicar o candidato Herculano Passos, autor da ação.

A defesa de Giordani alegou que o presidente estava no exercício regular do mandato e, por isso, não caberia a ele verificar a autenticidade do documento. Porém, para o juiz eleitoral Cássio Mahuad, o presidente usou de sua condição política para prejudicar o oponente.

O Ministério Público Eleitoral também se manifestou concordando com a decisão, alegando que Giordani teria conhecimento da falsidade do documento.

Após a decisão, Giordani se manifestou em suas redes sociais agradecendo o juiz eleitoral pela decisão. “Não teria coragem, depois da surra que tomei, de encarar mais uma (eleição) nesse momento”. Ele ainda criticou a Ordem dos Advogados ituana, dizendo que a instituição teve uma postura omissa.

Ricardo Giordani recebeu 195 votos nas eleições de 2024.

COMPARTILHE