O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou, por meio de nota, que Salto tem enfrentado problemas estruturais na transferência e distribuição de água e que, por isso, os reservatórios têm sido fechados em alguns horários para recuperar o nível quando eles se esvaziam demais, o que explica a dificuldade de fornecimento regular observada em várias regiões nos últimos dias.
“O Saae tem trabalhado para solucionar esses problemas com a instalação de bombas mais eficientes nas estações de distribuição e boosters, além da construção de um novo reservatório no Jardim Donalísio, que está em andamento”. A autarquia ressaltou ainda a importância de a população economizar água e evitar desperdícios, além de ter pelo menos uma caixa d’água na residência para ter uma reserva durante as interrupções do abastecimento.
A necessidade de economia de água é reforçada pelo fato de a cidade ter registrado neste mês de agosto uma quantidade baixa de chuva: até quarta-feira (16) somente 0,5 milímetro de chuva havia sido registrado no posto pluviométrico do Saae na ETA Bela Vista. Além disso, julho foi o segundo mês menos chuvoso do ano até agora, com somente 9,9 milímetros de chuva.
Por enquanto, a autarquia não tem previsão de implantar o rodízio de abastecimento, mas, se precisar, o plano emergencial está pronto. “Acompanhamos os níveis e o clima com frequência. Estamos monitorando os ribeirões e, se for o caso, o Saae já tem um esquema de rodízio pré-montado, nos moldes do ano passado. Contudo, ainda não vislumbramos a necessidade de implementá-lo”, informou.
Em resposta a questionamentos do PRIMEIRAFEIRA, a autarquia informou que os mananciais da cidade sofreram ligeiras quedas nos seus níveis, entretanto, a captação de água ainda não foi afetada. Na ETA João Jabour a captação está dentro do normal, conseguindo atingir 80 litros por segundo. Segundo a autarquia, o desassoreamento do Ribeirão Buru que está sendo feito desde abril, contribui para que a manutenção de água se mantenha regular. No Ribeirão Piraí, a situação é a mesma, com oscilação no nível de água, mas sem afetar a captação até agora.