As seis paróquias de Salto vão realizar uma procissão conjunta de Corpus Christi neste ano e a expectativa é de que essa união leve cerca de 5 mil pessoas a participarem do evento nesta quinta-feira (8).
Com representantes das paróquias de Nossa Senhora do Monte Serrat, Nossa Senhora Aparecida, São Benedito, São Roque, Cristo Rei e Santa Cruz, a procissão sairá às 16h do espaço festivo da igreja São Benedito e seguirá pela Rua Nove de Julho até o Pavilhão das Artes, onde haverá uma missa solene celebrada pelo bispo emérito Dom Vicente.
Os fiéis vão passar por tapetes coloridos que serão montados por cerca de 500 pessoas desde a manhã de hoje na Rua Nove de Julho, segundo Sergio Lammoglia, um dos organizadores do evento. Os tapetes são uma das principais tradições da celebração de Corpus Christi, que foi instituída pela Igreja no século XIII e trazida pelos portugueses ao Brasil.
Esta será a primeira vez que a procissão será realizada no trajeto que leva até o Pavilhão das Artes desde 2019. Devido à pandemia, não houve confecção dos tapetes por dois anos e, em 2022, as paróquias fizeram as procissões individuais.
“É uma tradição que se mantém. A confecção do tapete na rua consegue ainda movimentar os católicos. Todos ficam motivados para enfeitar e decorar a rua onde o Santíssimo Sacramento passará”, destacou Lammoglia.
Segundo o organizador, apesar da tradição, existem dificuldades. “A maior dificuldade é que, nos dias de hoje, boa parte dos que se dizem católicos prefere simplesmente aproveitar o feriado prolongado. Sabemos que é um grande desafio, pois no mundo tão dinâmico, tecnológico e competitivo muitas vezes parece que a religião é algo que não tem importância”.