Em virtude da proximidade do início do ano letivo 2026, o Procon de Indaiatuba divulgou algumas orientações que os pais e responsáveis precisam ter no momento da compra do material escolar.
A primeira orientação é verificar quais itens restaram do ano anterior e avaliar se é possível reaproveitá-los. Além disso, é importante pesquisar os valores dos materiais escolares em diferentes estabelecimentos antes de finalizar a compra.
Outra dica importante é observar que alguns estabelecimentos oferecem descontos para compras em grandes quantidades, por isso, se possível, uma ideia é se organizar e realizar as compras em grupos.
O Procon também reforça a atenção às informações presentes nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros. Esses produtos precisam conter informações claras, precisas e em língua portuguesa, incluindo dados do fabricante ou importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e eventuais riscos ao consumidor.
Por fim, o Procon esclarece que as escolas não podem exigir a compra de materiais de uso coletivo, como itens de limpeza e higiene. Além disso, também é proibida a exigência de marcas específicas ou a indicação de loja ou livraria onde o material deve ser adquirido.
Para dúvidas ou outras informações o Procon Indaiatuba pode ser contatado pelo telefone: (19) 3816-9254.