Cidades

Interligadas

Professora do Nações acusa colegas de trabalho de injúria racial praticada pelas redes sociais

Uma professora de 50 anos, que trabalha em uma escola estadual do Jardim das Nações, registrou boletim de ocorrência, na sexta-feira (12), contra outra professora e um coordenador, também profissionais da mesma escola, denunciando que foi alvo de injúria racial praticada por eles por meio mensagens de celular em um grupo com outros docentes e a diretora da escola.

Ela informou desenvolveu atividade com os alunos e postou no grupo, quando a outra professora então comentou dizendo que “a macaca está solta no grupo” e que ela e outros professores estariam precisando de um banho de sal grosso. Em sequência, o coordenador postou uma mensagem em inglês perguntando “onde estaria a Chita”, seguido de risadas. A professora que denunciou disse que as mensagens foram apagadas na sequência.

Procurada, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou repudiar qualquer tipo de atitude de racismo ou injúria racial. “Uma apuração preliminar foi iniciada para investigar os fatos, que pode resultar em sanções administrativas”, informou.

Ainda de acordo com a secretaria, a escola prestará todo o suporte à docente e a Diretoria de Ensino de Itu está à disposição da polícia para colaborar nas investigações. O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP) acompanha o caso.

COMPARTILHE