Um dos mais importantes projetos de educação musical do Estado de São Paulo encerrou suas atividades no Polo Salto, que funcionava no Centro Cultural. Em comunicado enviado para pais e responsáveis dos alunos, a Santa Marcelina Cultura, empresa responsável pela gestão do projeto, comunicou que haverá “mudanças estruturais” no projeto a partir do dia 1º de agosto.
O comunicado aponta ainda que as atividades seriam transferidas para escolas da cidade, sem especificar quais. No site do projeto, o nome de Salto não consta na lista das cidades que são contempladas.
“Essa decisão foi tomada após um estudo detalhado, considerando a taxa de ocupação de cada polo, a presença de políticas culturais locais e a realidade educacional de cada município. Nosso compromisso é seguir oferecendo um ambiente de aprendizado musical de qualidade, acolhimento e impacto positivo na formação”, destaca um trecho da nota.
Procurada, a Santa Marcelina Cultura informou que as atividades foram transferidas para o Cemus IX – Professora Maria de Lourdes Guarda, no Jardim Santa Cruz. “A escola foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação e selecionada para receber as atividades, garantindo a continuidade das aulas aos alunos já matriculados. Cabe ressaltar que a mudança faz parte de um processo de reorganização que busca ampliar o acesso e integrar ainda mais a formação musical ao ambiente escolar”.
A Prefeitura de Salto não respondeu aos questionamentos do PRIMEIRAFEIRA sobre essa mudança.
As mudanças no Projeto Guri afetaram outras cidades da região. Nas cidades de Mairinque, Piedade, São Roque e São Manuel, todas da região de Sorocaba, houve redução na jornada de trabalho de alguns professores.
Em nota oficial, a Santa Marcelina Cultura informa que o Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, não está cortando ou reduzindo as suas atividades. Pelo contrário, a iniciativa de levar o ensino de música para as escolas estaduais complementa e amplia a atuação do programa, permitindo que mais crianças, adolescentes e jovens tenham acesso à formação musical diretamente na rede pública de ensino.
Confira a nota enviada a alunos e responsáveis.
