No dia 6 de janeiro, durante uma coletiva de imprensa, o superintendente do Saae afirmou que a ETA Barnabé estaria funcionando até o Carnaval, ampliando a oferta de água para toda a população. Entretanto, às vésperas do período festivo, o início das operações na Estação de Tratamento ainda é uma incógnita.
Uma publicação na página da autarquia, feita na terça-feira (10), informa que as obras estão na etapa de montagem e nas ligações hidráulicas e elétricas, com trabalhadores do Saae e da empresa contratada atuando para que “a estação entre em operação o mais brevemente possível”.
O Saae, porém, não confirmou quando a obra será finalizada. Em resposta ao questionamento do PRIMEIRAFEIRA, a autarquia informou apenas que “a obra segue o cronograma estabelecido”, sem detalhar a previsão de conclusão dos trabalhos.
Quando concluída a primeira fase, a ETA Barnabé oferecerá um acréscimo de 50 litros por segundo na capacidade de tratamento de água. Após a conclusão total da obra, serão mais 100 litros por segundo, o que ajudará a abastecer os reservatórios.