O projeto de combate ao “fura-fila na saúde”, chamado na Câmara de Vereadores de Salto de “Tempo Justo da Saúde”, protocolado pelo vereador Daniel Bertani (Podemos), ganhou o apoio de pelo menos seis dos 11 vereadores da Casa, que assinaram conjuntamente o projeto. São eles: Fábio Jorge e Vinícius Saudino (PSD), José Benedito de Carvalho (Solidariedade), o Macaia; Antônio Cordeiro (PT) e Cícero Landim (PL).
Ainda sem data para ser apreciado em plenário, o projeto exige que a Prefeitura divulgue a lista da fila de espera para atendimentos, de forma a garantir mais transparência. “A pessoa vai conseguir ver como ela está, sem expor o seu nome e os documentos, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados. A pessoa vai ter um tempo estimado e não apenas saber a posição na fila de espera. Essa fila de espera é basicamente um escrutínio secreto. Para quem não sabe, é algo que os mais privilegiados têm acesso. Isso é algo que tem de parar. Acontecia muito mais na gestão passada, mas nessa também acontece, menos, mas acontece. Na gestão passada era uma festa do caqui, que para conseguir alguma coisa era preciso correr atras de vereador e não ir à Ouvidoria do hospital”, disse.
Procurada, a Secretaria de Saúde de Salto informou que a Central de Regulação de Vagas faz os agendamentos respeitando a urgência, a ordem de entrada e a disponibilidade do recurso. “A Central de Regulação está à disposição dos pacientes e dos vereadores para quaisquer dúvidas referentes a esse processo”, disse a secretaria em nota.