Saae culpa as altas temperaturas, algo acima dos 30 graus na última semana, e o alto consumo, mas alega que investimentos em mais reservatórios e na ETA Pedra Branca vão resolver o problema
Os últimos dias seguem registrando altas temperaturas, algo acima dos 30 graus, e muitos saltenses estão sofrendo com um agravante a mais: a falta de água. Cerca de metade dos bairros de Salto estão registrando falta de água por horas ou até mesmo por dias, como é o caso dos bairros Jardim Santa Efigênia, Jardim Buru, Jardim Planalto e Jardim das Nações 2. Nesses locais há moradores que relatam ficarem cerca de três dias sem água.
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos, o Saae, informou que tem precisado fechar com frequência alguns reservatórios para a recuperação de nível, com destaque para os reservatórios do Jardim das Nações, Jardim Cidade (incluindo os do Santa Cruz), Jardim Imperial e Santa Marta, que recebem água do Jardim Cidade, Nova Era e o reservatório do Hospital. Além destes, os reservatórios do Buru e Santa Isabel, João Jabour, Jardim Panorama, Jardim D’Icaraí, São Pedro, Moutonnée, Imperial e Jurumim também foram fechados em determinados períodos da última semana afetando cerca de 55 bairros saltenses, quase metade dos 116 bairros da cidade.
Em resposta ao PRIMEIRAFEIRA, o Saae informou que o problema decorre das altas temperaturas e do consequente aumento no consumo de água. Os reservatórios precisam ser fechados para recuperação de nível, para que eles possam encher novamente, e para preservar a integridade das bombas, motores e outros equipamentos, já que eles podem sofrer danos quando trabalham com pouca água nos reservatórios. Além disso, a autarquia informou que essas paradas são necessárias para que a água chegue a todos os locais, sem prejuízo para locais mais altos ou distantes.
Outro fator apontado pelo Saae é a falta de infraestrutura, de investimento e de planejamento em saneamento e água nos últimos 20 anos. “O Saae e a Prefeitura de Salto estão trabalhando para solucionar boa parte desse problema com a construção de seis novos reservatórios, três com capacidade de armazenar 5 milhões de litros de água, e de uma nova Estação de Tratamento de Água, a Pedra Branca, projetos que já estão prontos e que serão realizados com os R$ 60 milhões obtidos por empréstimo neste ano junto ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, o Finisa, da Caixa Econômica Federal”, ressaltou.
Além disso, a autarquia informou que na quarta-feira (20) foi realizada no Santa Efigênia uma ampla operação que substituiu um registro e instalou um novo na saída do reservatório Santa Cruz, setorizando a parte baixa e alta do Santa Efigênia e equalizando a distribuição de água pelo bairro. Segundo o Saae, após essa operação, a questão foi resolvida e ontem (21) a autarquia já recebeu menos reclamações de moradores do bairro e havia uma fluidez da água muito melhor na rede. Além disso, também ontem (21), no Buru, foi realizada uma varredura para identificar os possíveis vazamentos na tubulação e também um pequeno desvio na rede para tornar mais direta a chegada da água até o reservatório.