Cidades

Interligadas

Que a primeira meta do ano seja cuidar de você – Janeiro Branco

Um ano vai, outro ano vem; um ano leva dificuldades e o outro inicia-se com dificuldades; um ano já foi escrito e não há mais nada a ser feito, enquanto outro abre as portas para mil novas oportunidades; e assim finda-se e inicia-se ano após ano.
É com essa ideia que a campanha “Janeiro Branco” surgiu no primeiro mês do ano. Nada como um novo ciclo para inspirar a escrever uma nova história. Um mês dedicado a conscientização sobre a importância da saúde mental. No mês de janeiro, o uso da cor branca surgiu estimulando a compreensão de que, tal como a saúde física requer cuidados, é com a saúde mental que se começa a cuidar de si mesmo.
Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em termos de depressão (5,8%). Sendo assim, a importância da adoção de hábitos saudáveis contribui para a melhora da qualidade de vida na saúde física e mental.
A saúde mental está relacionada ao modo como se reage às situações adversas que a vida impõe. Uma pessoa mentalmente saudável consegue gerir emoções difíceis e vivenciar emoções mais positivas, compreende os limites de si mesma e das demais, entende que perfeição não existe, adapta-se às mudanças e frustrações da vida cotidiana com equilíbrio e procura ajuda quando sente que não está conseguindo sozinha.
A campanha Janeiro Branco, em 2024, tem como tema “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”. O objetivo é trazer reflexão e renovação de pensamentos e ações para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, prevenindo doenças decorrentes do estresse, transtornos mentais mais comuns como ansiedade, depressão e pânico.
E por que Janeiro Branco? Janeiro é o primeiro mês do ano e inspira as pessoas a refletir sobre sua vida, suas relações, propósito de vida e construção dos objetivos para alcançar durante todo o ano. Janeiro é uma espécie de portal de fechamento e abertura de ciclos na vida de todos nós. E a cor branca foi escolhida por representar, de maneira simbólica, folhas ou telas em branco, sobre as quais podemos projetar, escrever, colorir ou desenhar nossas expectativas para o novo ano que se inicia, bem como, mudanças que queremos concretizar.
Alguns sinais de alerta para a saúde mental são: insônia ou sono irregular, comportamento autodepreciativo, alterações no apetite, mudanças repentinas de humor, como tristeza e irritabilidade, perda de interesse por atividades que antes apreciava, dificuldade em cumprir as obrigações de rotina, perda da concentração e raciocínio lento.
Algumas dicas valiosas para manter a saúde mental em dia é praticar exercícios físicos; manter uma alimentação saudável e equilibrada; ter qualidade de sono; praticar hobbies terapêuticos; estabelecer condições sociais dignas de existência; priorizar a qualidade de vida, mantendo contato com a natureza, desfrutando de lazer, fortalecer os vínculos sociais profundos e saudáveis, e promover o autoconhecimento. Além disso é importante estar aberto a novos conhecimentos, manter a espiritualidade saudável, ter autonomia mental, valorizar, ter pensamentos otimistas e praticar a gratidão diariamente.
É muito importante que as pessoas que apresentam e percebam os sintomas, não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Nesse caso, deve buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde da região onde reside, a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de saúde e encaminhamentos quando necessário para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Em caso de surto psiquiátrico, é necessário acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência para ser encaminhado ao atendimento de urgência e emergência mais próximo.
Lembre-se: falar sobre esse tema é uma das principais formas de promover a saúde mental dos indivíduos e instituições. Você não está sozinho: busque o apoio de profissionais capacitados e compartilhe o que está sentindo e o que está sendo prejudicial para sua saúde mental e emocional.
Lembre-se: somente você poderá cuidar de sua saúde mental, você é a sua prioridade!

COMPARTILHE