O ano de 2024 começou com bastante trabalho na Secretaria de Cultura e Turismo de Cabreúva. Já no segundo dia recebemos os livros da Editora Unicamp para compor o acervo das duas Bibliotecas Públicas administradas pela pasta. Além disso, a equipe está a todo vapor na organização dos instrumentos para o início das aulas de música, tanto no Centro como no Vilarejo. Vale destacar que a Cultura no município ganhou mais um espaço, trata-se da Casa de Oficinas Culturais, que será no imóvel onde era a Secretaria de Esportes, ao lado do Centro de Cultura e Lazer Sílvia Covas. Tal conquista foi oficializada com o decreto n° 1714, de 11 de dezembro de 2023.
Encerramos o ano de 2023 com chave de ouro, diante de uma belíssima decoração de Natal e diversas atividades culturais animaram o cabreuvano.
Eu sempre gosto de enfatizar que desde 2021, quando a atual gestão do prefeito Antonio Carlos Mangini e da vice Noemi Medeiros Bernardi, Cultura é política pública. Cada atividade, cada festa, cada espaço que vai sendo planejado é olhado com o olhar de gestão. Aqui, na atual equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, Cultura é algo sério. Enxergamos como uma das áreas importantes para desenvolvimento humano, não é visto como um termo solto e vago, mas sim como conceito, estudado, debatido, dialogado.
Por que usei o termo “respeito”?
Há quem se aproveita da sensibilidade da palavra Cultura e a usa deslocada de seu significado. Há quem pense ser o “Messias” cultural, aquele que levará a Cultura a todos e todas, tecem belas palavras, porém vazias, demonstrando desconhecimento e desrespeito, apenas para se envaidecer perante os seus. Esquece que, muito além do entretenimento, Cultura é formação crítica, humana, social, política, econômica e várias reticências. Em sua etimologia, do latim colere, cultivo.
Cultura se cultiva, é cuidado.
Nossa fórmula é bem simples:
Cultura + Política Pública = Cultivo + Cuidado
Em 2024, Cabreúva terá festa, teatro, dança, música, cinema, literatura e o melhor de tudo, não é a Secretaria de Cultura e Turismo que levará Cultura, com respeito entendemos que todos produzimos culturas.
Viva a Cultura.
Viva 2024.