Cidades

Interligadas

Reservatório Donalísio deve entrar em funcionamento no final de fevereiro

O Reservatório Donalísio, que se localiza na Rua Nove de Julho na esquina com a Rua Lírio, deve entrar em funcionamento no final de fevereiro, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgotos, o Saae. O reservatório poderá armazenar até um milhão de litros de água e ampliará o atendimento e a segurança hídrica do Jardim Santa Lúcia, Jardim Donalísio, Jardim Independência I e II e ainda resolverá um problema de baixa pressão em alguns locais dessa região, especialmente nos bairros Porto Seguro e Condomínio Esplanada.
Segundo o Saae, toda a estrutura metálica do reservatório, onde será feito o armazenamento de água, ficou pronta em dezembro e agora será realizada a instalação dos dutos e tubulações de entrada e saída de água. Além deste, outros seis reservatórios de água serão construídos através do empréstimo junto ao programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, o Finisa, da Caixa Econômica Federal. Referente a esses reservatórios, a licitação para escolha das empresas será realizada terça-feira (9).
A autarquia informou ao PRIMEIRAFEIRA que está conseguindo manter o abastecimento de água por mais tempo do que há duas semanas, por exemplo, devido as temperaturas estarem mais amenas, entretanto, paradas para recuperação de nível dos reservatórios ainda estão sendo necessárias.
“A defasagem que existe atualmente entre a nossa capacidade de tratamento e de transferência de água e a demanda crescente da cidade (que teve um salto demográfico importante nas últimas duas décadas) só será definitivamente solucionada, ou ao menos amenizada, com as obras que estamos realizando e começando a realizar, tanto os novos reservatórios quanto a ETA Pedra Branca”, explicou o Saae.
Ainda assim, mesmo com essa ampliação do sistema de abastecimento na cidade, o Saae informou que quando houver ondas de calor e tempo seco, o que gera aumento no consumo, possivelmente as paralisações programadas para recuperação de nível ainda serão necessárias, como em dezembro do ano passado. Para se ter uma ideia, dezembro de 2023 foi o dezembro menos chuvoso nos últimos seis anos, registrando somente 49,3 milímetros de chuva. Em 2022 foram 246,6 milímetros de chuva; 75,6 mm em 2021; 169,6 mm em 2020; em 2019 foram 99 milímetros; e em 2018 choveu 155,3 mm no mês. Esses dados são registrados no posto pluviométrico da ETA Bela Vista.

COMPARTILHE