Cidades

Interligadas

Saae cita problemas “pontuais” e “vazamentos ocultos” para explicar fechamentos de reservatórios

No último final de semana, muitas pessoas reclamaram da falta d’água. Isso porque vários reservatórios foram fechados para a recuperação do nível. Uma situação que vem se repetindo quase que diariamente, conforme o boletim operacional divulgado pela autarquia.

Apesar do cenário, o Saae faz questão de afirmar que não há previsão neste momento da aplicação de qualquer medida de contingenciamento, rodízio ou racionamento.

“Tais medidas são aplicadas quando há uma queda significativa do volume de água bruta na captação – o que, apesar da escassez de chuvas, não é o cenário atual. As dificuldades de suprimento de água se devem atualmente a problemas pontuais, de vazamentos ocultos que causam baixa pressão em algumas ruas, sobretudo as mais altas e finais de rede”, explicou a autarquia.

O Saae disse que segue monitorando 24 horas por dia os níveis dos reservatórios e dos mananciais Buru e Piraí e tomando diversas medidas para que o impacto das paralisações seja o menor possível na rotina da população durante este período de estiagem.

A autarquia destaca ainda as obras e ações executadas, como a reforma do Reservatório Santa Cruz; instalação de novo trecho de tubulação de água no bairro Bela Vista; identificação e reparo rápido de vazamentos no Jardim Marília que estavam prejudicando a sustentação do nível do Reservatório Jardim Cidade; entre outras.

Chuva

O mês de agosto está em seus últimos dias e até o momento, não foram registradas chuvas na cidade de Salto. Conforme o Saae, a última precipitação ocorreu em 29 de julho, e apenas 1,3 milímetro de chuva, registrado pelo posto pluviométrico da ETA Bela Vista.

COMPARTILHE