Cidades

Interligadas

Saae de Salto vai utilizar inteligência artificial para detectar vazamentos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou nesta semana o uso de uma tecnologia com inteligência artificial para identificação de vazamentos subterrâneos pressão e conseguir, assim, realizar os reparos com mais rapidez e eficiência.

Essa sondagem inovadora, com sensores equipados com inteligência artificial, será utilizadanos bairros Bela Vista, Centro, Icaraí e Jardim Celani.

A autarquia investiu R$ 623 mil no equipamento, sendo mais de R$ 500 mil verbas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Os aparelhos vão abranger cerca de 250 quilômetros de tubulação; eles farão o monitoramento por 12 meses, até o final deste ano.

De acordo com o Saae, os dados de pressão da água são coletados em tempo real pelos sensores e a cada 15 minutos a inteligência artificial os analisa sozinha, identificando padrões e emitindo alertas automáticos por e-mail ou SMS toda vez que reconhece desvios ou anomalias em determinado trecho.

Após esse aviso, é feito o geofonamento do perímetro para confirmação e a marcação do solo para o reparo da tubulação onde o vazamento foi identificado. A varredura com o geofone, realizada durante a madrugada devido à necessidade de silêncio, e a marcação do solo também serão feitos pela empresa contratada.

COMPARTILHE