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Saae decide suspender interrupção programada no fornecimento após queda nas temperaturas

Medida foi utilizada desde a última semana para garantir o abastecimento igual para todas as residências, mesmo aquelas que estão em pontos mais altos e pontas de rede

O Saae removeu a medida de fechamento programado dos reservatórios em Salto diante da queda de temperaturas, mais amenas nos últimos dias, e a boa sustentação do nível das caixas, que estão, em sua maioria, conseguindo se manter com água suficiente para uma distribuição igualitária a todos os bairros. O anúncio ocorreu na tarde de quinta-feira (23).
O fechamento programado do abastecimento de água foi uma medida provisória adotada pela autarquia , que começou no dia 14 de novembro, diante da onda de calor extremo e do aumento no consumo de água. O Saae informou ainda que durante o período em que vigorou, a medida e a diminuição do calor ajudaram no equilíbrio do nível de água dos reservatórios, que conseguiram uma boa sustentação.
“Ao longo das últimas duas semanas, monitoramos o tempo todo e tomamos providências pontuais, como manobras de transferência e o suporte de caminhões-pipa, nas ruas, imóveis e alguns condomínios que apresentaram problemas de baixa pressão. Normalmente são locais mais altos ou que estão nas pontas de uma extensa rede, quando a demanda represada faz com o que a água seja consumida rapidamente ao longo do trajeto e chegue fraca em alguns pontos”, informou a autarquia.
Além disso, os mananciais da cidade estão com um bom nível de água e a captação está com a vazão normal. O Saae explicou que, com exceção do reservatório do Santa Cruz, que está sendo fechado com mais frequência para a recuperação do nível, a maioria dos reservatórios está operando em níveis satisfatórios, com manobras sendo feitas regularmente para que se mantenham fornecendo água à população.
A autarquia informou que está monitorando constantemente o nível dos reservatórios e que, havendo aumento na temperatura e do consumo de água, esquemas similares de fechamento programado podem voltar a serem aplicados.
Em relação ao reservatório do Santa Cruz, a autarquia explicou que o local possui uma questão estrutural, pois a região cresceu bastante sem que houvesse o planejamento e investimento necessário em saneamento. “Para suprir essa nova demanda da região, um novo reservatório de água, com capacidade para 5 milhões de litros, será construído no Santa Cruz com parte do recurso obtido junto ao programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal”, explicou a autarquia.
Ao todo seis reservatórios serão construídos na cidade e, segundo a Prefeitura de Salto, eles deverão ser entregues no primeiro semestre de 2024. Três desses reservatórios terão capacidade para 5 milhões de litros, dois para 2 milhões de litros e um será para 1 milhão de litros.
A Prefeitura informou também que o edital de licitação para a construção desses reservatórios deverá ser publicado em breve e que a prioridade de instalação será para os três reservatórios com maiores capacidades.

Inadimplência e fraudes levaram a 158 cortes de água neste ano

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto, o Saae, informou que realizou 158 cortes no fornecimento de água de janeiro até o dia 15 de novembro último. As interrupções foram por conta de ligações irregulares, os chamados “gatos”, e por fraudes. A título de comparação, em 2022, segundo o Departamento de Fiscalização e Posturas do Saae, foram 94 cortes por fraude e ligação irregular.
Porém, conforme a prestação de contas apresentada pelo superintendente da autarquia, Alison Bressiano, na Câmara Municipal, no dia 10 de novembro, são geradas cerca de 2 mil Ordens de Serviço por mês para corte devido à inadimplência. Entretanto, apenas 30% delas são realizadas pela concessionária que responde pelo tratamento de esgoto e é a responsável pelo serviço. “Por recuperação de receita, passamos então a realizar os cortes com a nossa equipe mesmo no mês passado e, em menos de 15 dias, fizemos 53 cortes por inadimplência”, afirmou o superintendente.
O número de religações realizadas depois de constatada a fraude e sanado o problema também cresceu. Em 2022, foram 36, enquanto em 2023, antes mesmo do final do ano, já foram registradas 93 religações. A religação é feita após o Saae constatar que o imóvel, que cometeu algum tipo de infração que acarretou o corte, apresentou sua defesa e quitou os débitos, inclusive a multa gerada.
Entre as autuações estão infrações e gambiarras diversas, tais como a inversão ou até mesmo a retirada do hidrômetro (ligação direta), o chamado by-pass (quando há o micromedidor, mas um encanamento oculto o “dribla”, não registrando volume algum) e a interligação de um único ramal entre imóveis distintos.

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