A equipe de fiscalização do Saae identificou a adulteração da ligação de água em uma residência no bairro Salto de São José. O medidor no local havia sido retirado e no lugar tinha sido feita uma ligação direta da água da rua para o imóvel. Como a água não passava pelo hidrômetro, o proprietário não pagava pelo consumo.
A Guarda Civil Municipal foi acionada, mas não encontrou o proprietário do imóvel. Mesmo assim, ele foi denunciado por crime de furto e a pena, se condenado, pode chegar a dois anos e oito meses de reclusão.
No local, estava apenas o filho do proprietário, um homem de 20 anos, que alegou não saber da ligação clandestina. Ele foi notificado da situação através do Termo de Ocorrência de Irregularidade.
A fraude foi removida pelos funcionários da autarquia e a ligação da água foi reparada conforme o padrão estabelecido pelo Saae. Segundo informações fornecidas pela autarquia, o imóvel teve o fornecimento de água cortado em setembro de 2022 porque o proprietário não pagou mais de 30 contas. O prejuízo para o Saae é estimado em mais de R$ 4 mil.
O filho do responsável pelo imóvel informou que o pai estava fora da cidade, mas ele disse que o pai comparecerá à Delegacia de Polícia de Salto para prestar depoimento quando retornar.