O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Prefeitura de Salto realizaram uma reunião na quarta-feira (8) para definirem ações que serão realizadas para garantir a regularização do abastecimento de água em Salto.
A reunião contou com a presença do prefeito Geraldo Garcia, do superintendente do Saae, César Piva, do secretário de Governo Gilmar Mazetto, da equipe técnica da autarquia e um representante da CPFL.
O foco da reunião foi definir medidas imediatas para normalizar o abastecimento de água, entre elas está o incremento no volume de água captada no Ribeirão Piraí. Para isso, o sistema de energia elétrica será redimensionado e haverá a troca das bombas na estação para tornar a captação mais potente e confiável.
O objetivo do Saae é ganhar dezenas de litros de água por segundo, que serão levados até a ETA Bela Vista para tratamento e distribuição aos reservatórios. A autarquia também irá intensificar a drenagem da lama e detritos na calha de captação no manancial para aumentar a disponibilidade de água e facilitar sua sucção.
Durante a reunião também foi discutido o andamento dos trabalhos técnicos para medição da pressão de água no Reservatório Panorama e em locais estratégicos das ruas Emílio Chierigini e Gentil Barros.
O Saae também instalou dispositivos eletrônicos de monitoramento em tempo real de pressão da água e fez uma inspeção na adutora que atravessa toda a Avenida Remígio Dalla Vecchia de ponta a ponta, com a utilização de aparelhos sensíveis capazes de detectar vazamentos ocultos e profundos.
Segundo a autarquia, as manobras e sondagens no bairro prosseguirão até que a normalidade do abastecimento seja restabelecida.