O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto abriu uma licitação para contratação de uma empresa especializada no serviço de locação de caminhões-pipa, máquinas pesadas e operadores/motoristas qualificados. O contrato tem duração de um ano a partir de sua assinatura e pode gerar um custo de R$ 25.972.060,00.
O edital havia sido publicado no final de 2025, mas foi republicado com modificações no dia 6 de janeiro de 2026, um dia após a reunião que declarou emergência hídrica no município. Entre os itens previstos no edital, está o fornecimento de pelo menos 5 caminhões-pipa com capacidade para 20 mil litros e outros 5 veículos com capacidade de 10 mil litros.
Esse contrato, segundo o Saae, tem a finalidade de garantir o bom cumprimento dos serviços, sobretudo os que envolvem o maquinário pesado. “O pregão eletrônico, dividido em lotes, ainda está em fase de credenciamento pelas empresas. Além dos veículos e maquinário, listados abaixo, a contratação inclui ainda os insumos de operação, combustível, por exemplo, e operadores e motoristas qualificados, aptos para as funções”, explicou a autarquia por meio de nota.
Em relação aos caminhões-pipa presentes na licitação, eles devem trabalhar simultaneamente junto com os contratados emergencialmente diante da urgência da população. “Os caminhões-pipa utilizados durante o final de ano são de um contrato emergencial. Nesta licitação atual, a empresa vencedora deverá dispor de no mínimo 10 caminhões-pipa para trabalharem simultaneamente”.