O Saae e a Prefeitura de Salto anunciaram na segunda-feira (5) que o rodízio no fornecimento de água permanece até sexta-feira (9). Nesse dia, uma nova reunião definirá se a medida aplicada desde o final do ano passado será mantida.
De acordo com o superintendente do Saae, Ângelo Cesar Piva, nos últimos dias, as medidas adotadas pela autarquia, somada com a queda das temperaturas e o fim do período festivo colaboraram para que os reservatórios se mantivessem com níveis regulares.
Apesar da situação controlada, outras medidas devem ser adotadas a curto prazo. A principal dela será o funcionamento parcial da ETA Pedra Branca até o Carnaval (17 de fevereiro). Além disso, a possibilidade de aquisição de caminhões-pipa para ajudar no abastecimento segue como alternativa.
Ainda em 2026, o Saae e a Prefeitura devem realizar uma obra emergencial para utilização da água da Lagoa da Conceição. Quando iniciar as operações, o Saae deverá contar com um reforço de 3,2 milhões de litros d’água por dia. Conforme Piva, a água da Lagoa da Conceição vai abastecer prioritariamente a região do Jardim das Nações, e a água que seria utilizada nessa região reforçará o abastecimento em outras áreas.