A Prefeitura de Salto confirmou nesta quarta-feira (22) a primeira morte por dengue na cidade. Questionada sobre a data do óbito, idade, sexo e se o paciente possuía alguma comorbidade, a Prefeitura respondeu que não fornecerá essas informações em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados.
Além deste óbito confirmado, outros cinco estão em investigação no Instituto Adolfo Lutz e outras quatro mortes suspeitas já foram descartadas.
Os casos da doença seguem aumentando na cidade; do início do ano até esta terça-feira (21) a cidade registrou 2.725 casos da doença, 1.099 a mais que no mesmo período no ano passado. Em 2023, até o dia 21 de maio, 1.626 casos de dengue haviam sido confirmados em Salto. Desses 2.725 casos registrados neste ano, 350 foram somente em maio.
O bairro com mais casos da doença segue sendo o Jardim Santa Cruz, seguido pelo Jardim Celani, Centro e Bela Vista. Além destes, o Jardim Marília, que até então não estava entre os bairros com mais casos de dengue, também entrou para a lista.
Visando diminuir os casos no Jardim Santa Cruz, bairro com mais casos na cidade, a Vigilância Epidemiológica realiza neste sábado (25) uma vistoria em residências do bairro, onde os agentes não conseguiram acesso durante a semana. As vistorias serão realizadas das 9h às 12h.