A cidade de Salto caiu 53 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a Gove Digital e a Seall. No ranking de 2023, a cidade ocupava a 157ª colocação entre os 410 municípios brasileiros avaliados e nesta última avaliação passou a ocupar a 104ª colocação.
Os principais desafios da cidade estão nos setores de Meio Ambiente (que ocupa a 381ª colocação entre os 410 municípios avaliados); Telecomunicações, Funcionamento da Máquina Pública e Acesso à Saúde.
No caso do Meio Ambiente, entre os pontos avaliados no levantamento estão a cobertura florestal natural, desmatamento ilegal e as áreas recuperadas. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o ranking contraria todos os outros em que Salto está consideravelmente bem pontuada, sobretudo os oficiais, como no Programa Verde Azul. Além disso, a secretaria afirmou manter um compromisso incansável e os esforços da pasta refletem-se positivamente na qualidade de vida dos habitantes, proporcionando benefícios como ar mais puro, espaços naturais para recreação e uma cidade mais saudável para se viver.
Em relação à Saúde, o Executivo lembrou do trabalho desenvolvido no AME Municipal e outras ações. “Essas e outras ações que estão em andamento têm como objetivo continuar a melhorar cada vez mais o acesso do cidadão aos serviços de saúde pública”, informou.
Por outro lado, os indicadores potenciais do município foram a Qualidade da Educação, que ocupa a 31ª colocação geral e a Segurança, na 56ª colocação. Inovação e Dinamismo Econômico; Inserção Econômica; e Qualidade da Saúde também se destacaram, figurando entre os 100 melhores dentre os municípios avaliados.
Entre as cidades da região, o destaque fica para Indaiatuba, ocupando a 19ª colocação do ranking e tem como destaque a quinta colocação em Qualidade da Saúde. Além dela, Itu figura na 142ª colocação do ranking.
A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 municípios brasileiros, com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. Foram avaliados 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.