Professores da rede de Educação e profissionais de educação física participam nesta semana, em Salto, do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, projeto do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esportes e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A abertura ocorreu na manhã de terça-feira (28), na sede da Guardinha, e contou com a presença de importantes nomes do esporte paralímpico, como o saltense Bruno Carra e a ituana Mariana D’Andrea, ambos referência do halterofilismo.
Durante os quatro dias do programa, os alunos participam de Capacitação Técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico. As aulas práticas de capacitação contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.
A grade curricular conta com treinamentos em atletismo, goalball, futebol de cegos, halterofilismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e natação.
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico visa fomentar e incentivar o esporte paralímpico por meio da capacitação no esporte paralímpico que tem como objetivo descentralizar o conhecimento e levar a oportunidade de conhecer o paradesporto a todas as regiões do estado de São Paulo.