Cidades

Interligadas

Salto é uma das únicas cidades da região a oferecer ligação de água em 100% das residências

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o SNIS, do Ministério das Cidades, dão conta de que Salto é uma das poucas cidades da região na qual toda a população tem ligações de água. Os dados são referentes ao ano-base de 2022.
Além de Salto, apenas Porto Feliz possui uma rede de abastecimento fornecendo água para todos os cidadãos. A título de comparação, Indaiatuba tem 97,11% de atendimento ao abastecimento de água; Cabreúva, 94,36%; e Itu, 80,61%. A média do Estado é de 96,80%.
Apesar de fornecer ligação de água a todos os cidadãos, o índice de perdas na distribuição segue grande. São 37,19% de toda água tratada que acaba não sendo entregue por conta de problemas nas tubulações. Isso representa uma perda de 251 litros por dia para cada cidadão.
Outro dado que chama a atenção é em relação ao consumo. O consumo médio do saltense é de 168 litros de água por dia, por cidadão, acima do estimado como necessário, de acordo com a Organização das Nações Unidas, que é de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No Brasil, o consumo por pessoa chega a mais de 200 litros/dia.

COMPARTILHE