A 65ª edição dos Jogos Regionais, competição que foi realizada na sede compartilhada entre Boituva, Cerquilho e Tietê, terminou na quarta-feira (12). Com 32 medalhas no total, sendo 15 de ouro, a cidade de Salto obteve uma participação de destaque nos jogos, terminando na 10ª colocação geral.
A cidade somou 53 pontos e ficou à frente de municípios como Tietê (uma das sedes), Tatuí e São Roque. A campeã dos jogos foi Sorocaba, com 300 pontos. Jundiaí, na segunda colocação, e Itapetininga, na terceira, completaram o pódio. Dentre as cidades da região, Itu foi a 4ª e Porto Feliz a 8ª colocada.
Além das 15 medalhas de ouro, a cidade obteve 9 pratas e 8 bronzes. O destaque ficou por conta do taekwondo que foi campeão geral tanto no masculino quanto no feminino. A cidade ainda teve dois vices, um com a ginástica artística e um com o tênis de mesa; e duas terceiras colocações, com o basquete masculino e com a ginástica rítmica.
No taekwondo masculino, os principais resultados individuais foram com Ricardo Kenji Nogueira, Lucas Guerreiro Borba, Isaac Maurício de Carvalho, Igor Ponciano e Carlos Ronildo dos Santos, todos medalhistas de ouro em suas respectivas modalidades.
Já no feminino, Nicole Maciel Marcos (com duas medalhas de ouro individuais), Vitória Maciel Marcos, Ana Beatriz Amâncio e Lucimara dos Santos Maciel, também subiram no lugar mais alto do pódio. A dupla formada pelos atletas Ricardo Kenji e Nicole Maciel faturou o ouro na modalidade duplas mistas.
A ginástica rítmica feminina foi outra modalidade que faturou o ouro na categoria individual geral, com destaque para as atletas Taís Rodrigues Liberti e Lígia Ferraz, que conseguiram o ouro.
Nos esportes coletivos, Salto foi o segundo no tênis de mesa masculino e ouro no torneio por equipe, com os atletas Paulo Martinez, Lennon Ueraha e Fabio Mizutani; e bronze no basquete masculino sub-21. O bocha foi o quarto colocado na classificação geral, o futebol masculino sub-21 caiu nas quartas de final e nono colocado na natação masculina livre. No futsal masculino sub-21 e na malha a cidade foi eliminada na fase de grupos.
Com os resultados, a cidade já garantiu a participação do taekwondo masculino e feminino e do tênis de mesa masculino nos Jogos Abertos, que acontecem em outubro, em São José do Rio Preto. A cidade ainda pode contar com a presença da ginástica rítmica e artística, já que ambas podem se classificar por índice técnico. A confirmação deverá sair ao final das disputas em todas as regiões.