Cidades

Interligadas

Salto está entre as 80 cidades em estado de emergência para a dengue em São Paulo

A cidade de Salto está entre os 80 municípios em estado de emergência devido à dengue. Na região de Sorocaba, apenas outros quatro municípios estão nessa mesma situação.

Com uma taxa de incidência de 529,4 casos para cada 100 mil habitantes, Salto já registrou 722 casos confirmados (até 10 de março) e mais de 490 casos em investigação. Dois óbitos causados pela doença foram confirmados na cidade, e outros cinco estão sob investigação.

Diante desse cenário, a Secretaria Estadual de Saúde realizou, na última semana, uma força-tarefa contra a dengue em Salto. A ação faz parte de um conjunto de medidas do Governo de SP para intensificar o combate às arboviroses em todo o estado. Durante a visita, foram discutidas estratégias para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e melhorias no atendimento à população.

Salto recebeu cerca de R$ 600 mil referentes à antecipação do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal), com o objetivo de auxiliar no combate à doença. Além disso, mais recursos devem ser destinados em breve. Na última semana, foi criado pelo Estado o Centro de Operações de Emergências (COE) de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O COE, coordenado pela Secretaria da Saúde (SES), reúne outras sete secretarias estaduais – Casa Civil, Casa Militar e Defesa Civil, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – além do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

A primeira medida adotada pelo COE foi a destinação de R$ 200 milhões do tesouro estadual para os 645 municípios paulistas, com o objetivo de enfrentar diretamente o mosquito.

Redução no avanço da doença

Apesar dos números elevados, os dados recentes mostram uma desaceleração no avanço da doença em Salto. Foram registrados apenas 16 casos confirmados na última semana (a 10ª semana epidemiológica de 2025), uma redução de mais de 90% em relação à semana anterior, quando haviam sido registrados 184 casos.

Monitoramento Online

Para que a população possa acompanhar a situação das arboviroses em todo o Estado de forma fácil e transparente, o Governo de SP lançou o Painel de Monitoramento da Dengue. Disponível no endereço dengue.saude.sp.gov.br, a ferramenta permite consultar informações sobre casos notificados, em investigação, confirmados e descartados, além de dados sobre casos de dengue grave e óbitos em todo o território paulista. Esses dados também auxiliarão na definição de novas políticas públicas de enfrentamento à doença.

As informações podem ser filtradas por data, município e Grupo de Vigilância Epidemiológica. Para isso, a Secretaria da Saúde conta com uma moderna sala de situação para monitoramento do estado, além da colaboração das prefeituras, que são responsáveis pelos testes, resultados e preenchimento do sistema de notificação.

Todas as ações contra a dengue estão detalhadas no Plano Estadual de Contingência das Arboviroses Urbanas, elaborado em parceria com os demais níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

COMPARTILHE