Cidades

Interligadas

Salto fica fora das cidades que receberão a vacina contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) os municípios que serão contemplados com a vacina contra a dengue e Salto não está entre essas cidades. Ao todo, 521 municípios de 16 Estados e o Distrito Federal receberão a vacina, cuja aplicação deve ter início em fevereiro. A primeira remessa da vacina Qdenga, com cerca de 757 mil vacinas, chegou ao Brasil no sábado (20).
Esse primeiro lote faz parte de 1,32 milhão de doses que serão fornecidas pela farmacêutica japonesa Takeda. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, deve ser entregue em fevereiro. Além disso, outras 5,2 milhões de doses já foram adquiridas pelo Ministério da Saúde e devem ser entregues até dezembro. Para o próximo ano, outras 9 milhões de doses já foram contratadas.
As cidades selecionadas para receber a vacina atendem a três critérios: municípios com mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024; e maior predominância do sorotipo DENV-2, que é um dos quatro sorotipos da dengue. A vacinação será para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações pela doença, atrás apenas dos idosos, cuja vacina não foi autorizada pela Anvisa.
No Estado de São Paulo, somente 11 cidades serão contempladas com a vacina: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

COMPARTILHE