Dados são de pesquisa realizada pela consultoria Urban Systems com municípios acima de 100 mil habitantes; Prefeitura avalia como positivas as indicações e diz que elas refletem a realidade
Um levantamento divulgado na última semana, elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado pela Revista Exame, apontou que Salto se destaca como uma das melhores cidades do país para se fazer negócios em três setores: Agro, Comércio e Indústria. O estudo levou em conta 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes, levando-se em consideração os dados do Censo 2022.
No Comércio, Salto subiu 15 posições no ranking das 100 melhores cidades, em relação a 2022, passando a ocupar a 84ª colocação em 2023. Para a elaboração do ranking, a Urban Systems levou em consideração o acumulado de empregos até setembro deste ano, remuneração do setor e o número de estabelecimentos comerciais, sobretudo do setor atacadista.
Já em relação ao Agro, Salto ocupa a 39ª colocação do ranking, subindo 6 posições em comparação com o ano anterior. Na categoria, são analisados oito indicadores, incluindo percentual de empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da produção da lavoura e da produção da pecuária.
Na Indústria, Salto sofreu uma queda no ranking e está na 94ª colocação. No levantamento anterior, era a 71ª. Além dos empregos gerados e a renda no setor, essa categoria avalia ainda a exportação, a proximidade com portos e aeroportos, além do número de paralisações no serviço de água.
Segundo a Prefeitura, avaliações como essas são positivas e refletem a realidade do município. O governo municipal fez questão de ressaltar as parcerias do poder público com diversos órgãos. “Mostra que a cidade está no caminho certo e no mapa, despertando interesses de investidores para os negócios nesses ramos que vêm se acelerando nos últimos meses. Salto tem se desenvolvido com a geração de empregos no agro, no comércio e na indústria. E muito disso se deve aos diversos cursos de qualificação e oportunidades que antes não eram tão destacados e com atenção dobrada do poder público, apostando numa cidade empreendedora e com opções”, destacou.
Em relação à queda no setor da Indústria, a Prefeitura minimizou o fato, dizendo que ainda há muito por vir. “A indústria começou a apresentar bons resultados com novo fôlego, principalmente neste ano, em vista dos resquícios da fase de pandemia. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vislumbra que uma nova fase está se acendendo, visto que em diálogos com investidores da Indústria a retomada tem sido com passos firmes, especialmente neste ano”.
Entre as cidades da região, Itu figurou entre as melhores cidades para se fazer negócio na Indústria e no Comércio, com destaque para a primeira, na qual Itu figura na 28ª colocação. Já Indaiatuba representa a região em cinco categorias: Indústria, Agro, Comércio, Imobiliário e Serviços. No Comércio, Indaiatuba é a 29ª no ranking nacional.