Cidades

Interligadas

Salto passou a contar com mais 3.161 novas empresas no último ano

Maioria é de microempreendedores individuais, mas há unidades também de micro, pequeno, médio e grande portes; este ano já há mais duas grandes anunciadas pela Prefeitura

O número de novas empresas criadas em Salto registrou um crescimento importante no último ano com saldo de 3.161, conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação da Prefeitura. Dessas, cerca de 2.500 são microempreendedores individuais (MEI) e as demais entre empresas de micro e pequeno porte (MPE), Empresa de Pequeno Porte (EPP), além de empresas de médio e grande porte.
Ao todo, Salto conta hoje com 15.394 empresas ativas. Os números englobam os setores de Serviço, Comércio e Construção Civil principalmente, entre outras.
E para aumentar ainda mais os números para 2024, a Prefeitura anunciou nesta semana a chegada de duas empresas que estão iniciando a instalação no Parque Marechal Rondon. Trata-se da Telplastic e TSW Máquinas, empresas que possuem mais de 11 anos de história e atendimento em excelência em diversos setores, que estão atualmente instaladas em Indaiatuba e Jaboatão dos Guararapes (PE), respectivamente. Elas devem estar instaladas na cidade até abril.
Atualmente, as empresas possuem cerca de 60 funcionários, com perspectiva de duplicar a produção e aumentar o número de profissionais. Para o segundo semestre, o total previsto é de 100 empregos diretos.
A Telplastic Indústria e Comércio tem três linhas de produção, sendo de Plásticos Bolha, que é utilizado para proteger os produtos e/ou objetos em transportes, garantindo alta absorção de impactos, proporcionando excelente proteção. Outro produto é a Capa Térmica para Piscinas, fabricada em material polietileno com bolhas que flutuam sobre o espelho d’água com tratamento UV contra os raios ultravioletas. Outra linha de produção é a Protector Piso, fabricado com polímero polietileno utilizado em reformas em geral da construção civil, possuindo uma camada protetora com bolhas, absorvendo o impacto, protegendo pisos contra tinta, materiais abrasivos e outros detritos.
Já a empresa TSW Máquinas é especializada em Dosadores Gravimétricos, Tratadores Corona e Automação para a indústria do Plástico, atuando no mercado nacional e internacional, oferecendo serviços especiais de corte a laser em chapas metálicas, atendendo diversos segmentos, entre eles o automobilístico, telecomunicações, refrigeração, decoração, entre outros.

Comércio ganhou novas opções com 748 novos CNPJs

Com relação apenas ao Comércio, a Prefeitura de Salto registrou a abertura de 748 novos Cadastros Nacionais das Pessoas Jurídicas, o CNPJ, com atividades comerciais. Um cenário que trouxe novas opções de comércio para a cidade. Entre eles, marcas renomadas como Kopenhagem, Cosama, Galpão das Plantas, Academia Move (com o novo prédio na Rua Rui Barbosa), Mestre da Obra, Casa das Fraldas, Oro Pastifício, Auto Mecânica Casteli, Construgesso, Araújo Tintas & Decor, Mr Menezes Ferragens Armada, J&P Construções, Sucão, O Sorvetão Prime Mall, entre outros.
“Os comércios dos bairros estão sendo fortalecidos, devido à praticidade, principalmente os mercadinhos e mercearias têm ganhado cada vez mais consumidores, sendo a comodidade um fator relevante para o consumo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação e vice-prefeito, Edemilson dos Santos (Podemos).
Atualmente, a cidade conta com 5.551 empresas com atividades comerciais nos mais diversos segmentos. “O crescimento tem sido constante para lojas de roupas, mecânica de automóveis, lojas de móveis, atividades de estética e beleza, pet shop, negócios imobiliários, escritórios de consultorias, economia criativa”, destacou o secretário.

Administração quer incentivar a internacionalização de produtos

Conforme divulgado na última edição do PRIMEIRAFEIRA, a cidade de Salto registrou uma queda no número de exportações no ano de 2023, segundo informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Como consequência disso, as receitas provenientes da comercialização de produtos para fora do país também caíram e a cidade deixou de faturar mais de U$$ 10 milhões.
De acordo com a Secretaria Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Salto vem passando por um processo de internacionalização da economia nos últimos anos, com a instalação de novas empresas e visandoo ampliar o número de países a serem atendidos com a matéria-prima local.
“A Prefeitura de Salto tem travado diálogo periodicamente com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, e em breve será disponibilizado programa de capacitação para exportação voltado a empresas de micro, pequeno e médio portes, gratuitamente, 100% online, para apoiar empresários no processo de internacionalização”.
Além disso, está disponibilizando serviço de consultoria técnica gerencial para as empresas saltenses, com objetivo de auxiliar essas empresas na gestão, marketing, inovação, formalização, avaliação comercial e aceleração de negócios, assim como na formação de jovens e qualificação profissional, com ações que busquem o autodesenvolvimento e a recolocação no mercado.

COMPARTILHE