A Vigilância Epidemiológica de Salto informou ao PRIMEIRAFEIRA que 90 casos de dengue haviam sido confirmados na cidade até esta terça-feira (20). São 39 casos a mais ou 76% acima do que foi registrado no mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro do ano passado foram 51 casos. Apesar do aumento, não houve nenhum óbito e nenhuma internação em decorrência da doença em 2024.
Desses 90 casos, 17 são de moradores de outras cidades, entretanto, o setor de Vigilância Epidemiológica informou que não pode divulgar os nomes dos municípios por questões éticas.
Assim como no início do mês, os bairros com mais casos registrados neste ano seguem sendo o Jardim Celani, Bom Retiro, Parque Laguna e Centro, entretanto, o Santa Marta também entrou para essa lista. Já os bairros Salto de São José e Santo Antônio deixaram de figurar dentro dos bairros com mais casos de dengue na cidade.
A equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate à dengue, principalmente nesses bairros com mais casos confirmados. O coordenador da equipe de Controle de Endemias, Leandro Bernardes, destacou que a receptividade dos moradores que atendem e permitem a entrada dos agentes de controle melhorou, mas ele salientou que ainda é preciso que cada um faça a sua parte.
O principal trabalho da equipe segue sendo a orientação de porta a porta, além do atendimento de demandas relacionadas à presença de criadouros nas residências, vistorias em depósitos e imóveis públicos, educação ambiental em escolas, entre outros. Além disso, os moradores que tiverem qualquer dúvida ou quiserem solicitar uma visita dos agentes podem entrar em contato por meio do telefone (11) 4029-4212 ou pessoalmente na Rua Floriano Peixoto, 1.132, Vila Nova.