Cidades

Interligadas

Saúde adere à campanha de conscientização ‘Setembro Amarelo’ e também inaugura novo prédio do Caps

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salto, em conjunto com as três unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital Municipal, aderiu à campanha de conscientização “Setembro Amarelo”, que ocorre neste mês em todo o país e que visa combater o suicídio.
Psicólogos, psiquiatras, terapeutas e profissionais de enfermagem estão dando orientações e oferecendo acolhimento aos pacientes das unidades. Além disso, frases positivas e sobre a valorização da vida estão distribuídas pelas unidades e há ainda uma outra ação da campanha, onde quem tiver interesse pode escrever uma frase positiva e retirar outra, enfatizando o cuidado ao próximo.
A pasta também reforçou que todos os pacientes que precisarem de ajuda para a saúde mental podem se direcionar a uma UBS do município ou para o Caps, onde receberá acolhimento. O endereço de todos esses locais pode ser consultado através do link https://salto.sp.gov.br/estrutura-da-secretaria-de-saude/. Além disso, o governo federal disponibiliza o contato do Centro de Valorização da Vida – 188 – para orientações.
A cidade conta hoje com três unidades do Caps: o Caps AD, que é voltado para atendimento aos dependentes de álcool e outras drogas; o Caps II, que realiza atendimento para pacientes de um modo geral; e o Caps IJ, que é focado para pacientes infantojuvenis. As três unidades do Caps, que contam ao todo com cerca de 75 profissionais, realizou até agosto deste ano mais de 17.500 atendimentos e em todo o ano passado foram 22.214 atendimentos.
Em meio às ações do “Setembro Amarelo”, a Secretaria de Saúde inaugurou, no dia 6 de setembro, o novo prédio da unidade do Caps II, que agora passa a atender na Rua Floriano Peixoto, 675, Centro. O Caps II funcionava na Rua Pio XII, na Vila Teixeira, mas precisou ser transferido para um novo local em virtude do aumento de atendimentos. A nova unidade possui salas amplas para atendimento, além de ser um local mais arejado e espaços para as oficinas, que são realizadas com os pacientes.
Cerca de 30 profissionais atuam no Caps II distribuídos entre as áreas de Psiquiatria, Psicologia, Médico Clínico, Assistente Social, Enfermagem, Terapeutas, Monitores de Saúde Mental, Serviços Gerais e Administrativo. O secretário de Saúde, Márcio Conrado, enfatizou a importância dessa inauguração. “A Saúde Mental de Salto ganha mais um espaço amplo, humanizado e com serviços essenciais bem localizados. Há muitos anos não se dava tanta atenção para essa área, que cada vez mais tem aumentado os atendimentos, e o prédio antigo, que ficava na rua Pio XII, já não comportava mais, necessitando dessas ampliações”, declarou.

COMPARTILHE