A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, através do Programa Salto Agro e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar) e com o Sindicato Rural de Itu, irá realizar neste ano o “Programa Jovem Agricultor do Futuro”. O vice-prefeito e secretário da pasta, Edemilson Santos (Podemos), se reuniu com a coordenadora do Senar e do Sindicato Rural de Itu, Helen Dias, para definir a grade dos cursos.
O curso será inteiramente gratuito e os alunos receberão material didático e alimentação sem custos. As informações sobre as inscrições serão divulgadas em fevereiro. O objetivo do programa é proporcionar ao jovem aprendiz uma educação profissionalizante, com todas as atividades produtivas do meio rural e conhecimento e valorização do agronegócio, elevando o nível técnico, social e econômico dos estudantes que buscam esse ramo.
O projeto é voltado para estudantes que tenham entre 14 e 17 anos e que estejam cursando o ensino fundamental, no mínimo a 6ª série, ou já tenham concluído. A carga horária será de quatro horas diárias, com uma turma única no período da tarde com 15 alunos, totalizando 464 horas ao fim do ano letivo. O curso contará com aulas teóricas e práticas, como Ética e Cidadania, Agricultura e Pecuária, Administração, Atendimento ao Cliente, entre outros.