Cidades

Interligadas

Secretária de Educação confirma: cidade receberá recursos do Fundeb

Após aparecer no início do ano como inabilitada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, e correr o risco de ficar sem a verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, que é pago através da complementação VAAR, o Valor Aluno Ano Resultado, a secretária de Educação da Prefeitura, Anna Noronha, garantiu que a cidade receberá o valor referente ao ano de 2023.
A confirmação foi feita durante reunião na Câmara de Vereadores na quarta-feira (13). “O Ministério da Educação divulgou a primeira lista dos municípios habilitados e Salto, a princípio, estava inabilitada. Mas, alimentamos o sistema com a comprovação que o município estava atendendo a condicionalidade. A nova publicação sairá no final de março ou começo de abril e Salto aparecerá como habilitada”, explicou Amanda Bachiega, supervisora de Educação.
No início de 2023, a cidade deixou de receber aproximadamente R$ 440 mil do mesmo recurso (referente ao ano de 2022) por conta de não atender a uma das cinco condicionalidades previstas, no caso referente à falta de ocupantes para o cargo de gestores nas unidades escolares, o que foi sanado com o concurso interno. O valor do VAAR é calculado com base no recebido pela cidade do Fundeb.
Na reunião, a secretária ainda falou que estuda melhorias no novo contrato referente à limpeza dos prédios públicos, ressaltou a importância da contratação de mais profissionais para atuar na Educação e também sobre a valorização dos educadores, através de um projeto que deve ser apresentado à Câmara em breve.

COMPARTILHE