Com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito em duas regiões da cidade, o secretário de Defesa Social da Prefeitura, Antônio Ruy Neto, anunciou que estão previstas mudanças. O anúncio foi feito durante reunião dele com os vereadores na Câmara Municipal, na segunda-feira (5). O secretário disse que uma rotatória será implantada no bairro São João e um novo acesso ao bairro Salto de São José será construído.
Os projetos para ambas as mudanças estão prontos e já foram encaminhados para aprovação da Secretaria de Obras, porém, a implantação ainda deve levar algum tempo, enquanto aguardam os devidos processos licitatórios, que ainda não foram nem lançados.
“A rotatória do bairro São João já temos o projeto básico e enviamos para a Secretaria de Obras fazer o orçamento e aprovar. Tem também um acesso, com ponto de ônibus e uma entrada nova no Salto de São José. Vamos inverter a mão de direção da entrada do bairro, que ficará só sentido Avenida Rocha Moutonnée e a entrada do bairro será apenas pela Rua Estados Unidos. Já temos o projeto pronto para fazer o orçamento e conseguir licitar”.
O secretário ainda falou que está prevista a implantação de 40 novas lombadas no município, cuja licitação está para ser publicada e garantiu que o projeto da chamada “minicidade” para educação no trânsito e realização de aulas de condução será construído numa área da Avenida Walter Nardelli.
Ruy Neto, por fim, deu mais detalhes sobre a implantação do estacionamento rotativo no centro de Salto, o qual ele prometeu estar operando entre o final de junho e início de julho. “Fizemos o estudo interno e optamos por contratar uma empresa para fornecer os softwares e os equipamentos”, disse.
Segundo ele, o município vai receber essa recarga (dos valores cobrados por um aplicativo) e fará a fiscalização através de um sistema muito utilizado no Estado do Paraná, por câmeras nas viaturas, com uma informação online para os agentes.
“As câmeras identificarão as placas dos carros e irão conferir se eles estão com os créditos do aplicativo em dia e até se a documentação está legalizada. Se estiver com alguma irregularidade, o veículo será notificado e, se não se regularizar, recebe a autuação online. É um modo de fiscalização mais rápido e menos custoso, pois não preciso de muitas pessoas nas ruas”.